Os vereadores do Poder Legislativo de Satuba se reuniram, nesta segunda-feira (21), com o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas, a Arsal. O encontro, que aconteceu na sede da agência, no Centro de Maceió, serviu para que os representantes do povo satubense levassem as demandas de urgência, apontadas pela população, referentes ao serviço de transporte público que atende ao município. 

No ofício, entregue ao órgão estadual, a Câmara de Satuba pediu a adequação no preço da passagem paga pelos satubenses que utilizam as linhas da empresa Expresso Metropolitano, já que quem pega o ônibus no município, paga o mesmo valor de quem embarca nas cidades de Santa Luzia, Coqueiro Seco, Pilar e Atalaia – tanto para a ir, quanto para a voltar da capital.

Além de pedir para que os satubenses paguem somente o valor do trajeto Satuba-Maceió, os vereadores também cobraram o cumprimento da Lei de Gratuidade para os idosos que não estaria sendo cumprida dentro dos ônibus metropolitanos, a criação de linhas exclusivas que atendam o município e ações de fiscalização que monitorem as condições estruturais e a limpeza dos ônibus.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Lira, todas as demandas levadas à Arsal foram amplamente discutidas, dentro das sessões ordinárias, realizadas pela Casa do Povo, junto com a população que pontuou, junto com os vereadores, todas as reivindicações. 

“Não é de hoje que toda essa situação vem sendo discutida dentro da Câmara, assim como essa também não é nossa primeira visita à Arsal para cobrar esses pontos. A nossa população não pode ser prejudicada, ao ponto de acumular prejuízos financeiros. Se por Lei ela deve ser assistida com preço justo e qualidade no serviço, nós vamos lutar por isso” disse Luis Carlos. 

Diante das reivindicações, o presidente da Arsal, Lailson Ferreira, informou que a agência vai estudar as possibilidades da implantação de uma linha exclusiva Satuba-Maceió que também pode possibilitar a diminuição do preço da passagem ao satubense. 

Já sobre a Lei da Gratuidade, o presidente reforçou que a mesma deve ser cumprida, diante da apresentação do Cartão do Idoso, feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Laison informou ainda que a comissão de fiscalização deve averiguar as denúncias sobre as condições físicas dos coletivos.

Por Ascom Câmara